Captacão Recursos

Seduc realiza quarta formação em Educação Inclusiva

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) realizou nesta segunda-feira, 22, o quarto módulo da formação para professores que atuam na Educação Inclusiva na rede municipal de ensino, no Teatro SESC Patativa do Assaré. As formações fazem parte de uma parceria firmada, em 2017, entre a Seduc e a Educar SESC Juazeiro no 2017. O tema do módulo apresentado foi “Algumas síndromes, deficiências e suas especialidades para o cotidiano escolar”.

A psicóloga Susana Pires apresentou uma palestra sobre a “Subjetividade Humana”, onde foi abordada a individualidade dos alunos deficientes, orientações sobre os diversos tipos de síndromes existente e como classificá-las a partir do Cid 10, um sistema de classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde.

Ela explicou que, apesar de alguns alunos possuírem síndromes iguais, os profissionais que atuam na educação devem ter capacidade e sensibilidade para enxergar a individualidade de cada um, buscando alternativas de interação com alunos deficientes. “Inclusão é também trabalhar com uma classe heterogênea, observando as limitações do alunos. A escola também é para criar relações sociais e estimular a convivência entre os deficientes”, disse a psicóloga durante a palestra.

A gerente da Educação Inclusiva, professora Maria José Lopes (professora Zezé) explica que esse módulo tem como objetivo trabalhar a humanização e o acolhimento das crianças com deficiências nas escolas. Ela destaca que os professores que atuam na Educação Inclusiva têm demonstrado interesse pelas formações, buscando mais orientações e, consequentemente, integrando-se as ações deste setor. “Nós vemos que professores, após o início das formações, estão conscientes de que os alunos com deficiência estão na escola com o objetivo de se desenvolver, onde também é seu o lugar e que cada um deles é um ser único, assim como todos nós”, disse a professora Maria José.

A Professora Neci de Sousa Alves, que atua em uma das salas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Município, afirma que as formações têm contribuído de forma significativa na realização de seu trabalho. “Essas formações são importantes para nossas atuações como professores do AEE. Precisamos dessas informações para trabalharmos no dia a dia, orientando os pais e os professores que estão na sala de aula. Nós visitamos muitas salas de aula e temos a oportunidade de orientar os professores”, completa Neci.

Fonte: Prefeitura Juazeiro do Norte

Assessoria

Portal de Captação de Recursos em Cadastre-se em nossa intranet
Ainda acredito no Brasil!

Ajude-os a enviar informações para as prefeituras e terceiro setor, para captar recursos.

Compartilhe por favor!
Captacão Recursos Seduc realiza quarta formação em Educação Inclusiva Prefeituras Destaque  Seduc realiza quarta formação em Educação Inclusiva   #title
error: Conteúdo Protegido !!